quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Japão exporta vaso sanitário superequipado! (O sonho dourado para o banheiro público)


Vaso high-tech tem jatos de água morna, secador e controle remoto. 
Endinheirados do Japão e dos EUA têm aderido à novidade.
Da Reuters
O designer de interiores Timothy Corrigan jamais havia ouvido falar de "washlets" -- até que um cliente pediu que ele incluísse em um de seus projetos um dos vasos sanitários japoneses de alta tecnologia. 

Quando ele viu o aparelho, em forma de bidê, equipado com um jato de água morna e outros recursos de limpeza e conforto para os usuários, ficou impressionado. De fato, ele gostou tanto que comprou um deles para sua casa, aderindo ao pequeno e entusiástico grupo de usuários norte-americanos de vasos de alta tecnologia. "É o luxo final", disse Corrigan. 

Desde então, ele vem recomendando o aparelho a seus outros clientes, a maioria dos quais proprietários de residências multimilionárias e sempre interessados em luxo. 

A fabricante japonesa de vasos sanitários Toto, na esperança de conquistar a adesão de maior número de norte-americanos, lançou nas últimas semanas uma campanha publicitária cujo objetivo é tornar seus produtos familiares entre os consumidores. 

Outro objetivo é convencê-los de que os bidês tecnológicos, embora estranhos e intimidantes para os desacostumados, são mais higiênicos e agradáveis do que o uso de papel higiênico. "O papel higiênico só distribui o problema", disse Lenora Campos, porta-voz da Toto USA, em Nova York. "Sempre que limpamos qualquer outra coisa, usamos água, certo?", indagou. 

A Toto é pioneira nos chamados "washlets". O nome foi lançado com sua linha Washlet, mas é empregado no Japão como termo genérico para todos os vasos sanitários de alta tecnologia capazes de operar como bidês. 

A maioria dos washlets vem com assentos aquecidos, um jato de água que se estende sob o assento e borrifa água morna, um secador e um controle remoto que permite ajustar a temperatura do assento do vaso e a da água. 

Embora cerca de 60% dos domicílios japoneses disponham de washlets, a Toto encontrou sucesso limitado em seus esforços de expansão, desde que abriu sua subsidiária norte-americana, em 1990. 

A base de clientes está limitada a residências de alta renda e hotéis de luxo como W Hotel, na Times Square, em Nova York, e a clientes empresariais como a sede do Google.

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